domingo, 29 de setembro de 2013

[SÃO FRANCISCO DO SUL] - Resíduos químicos são retirados do galpão da empresa Global Logística em São Francisco do Sul

AN

Defesa Civil também faz varredura em outros galpões para colher possíveis amostras que podem ajudar nos testes que vão revelar as causas do acidente

Secretário Municipal de Meio Ambiente Eni Voltolini vistoria galpão onde ocorreu o acidente (Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS)
Nenhuma carga de fertilizantes permanecerá na empresa Global Logística, informou o secretário de Meio Ambiente de São Francisco do Sul, Eni Voltolini, que vistoriou o processo de retirada de resíduos químicos na manhã deste sábado. 

O prazo dado pela prefeitura é de sete dias. 


O material divide-se em fertilizantes que estão intactos, e que irão para a outra unidade da empresa na cidade, e fertilizantes que sofreram reação química. Estes serão encaminhados direto para o aterro industrial de Joinville em transporte licenciado para este tipo de operação, disse Voltolini. 


O mesmo acontecerá com a água utilizada pelo corpo dos bombeiros e que se misturou aos fertilizantes. Contida em diques, também irá para o aterro industrial. Até agora, 1 milhão de litros de água foram retirados do local. 

Varredura

Durante a tarde, a Defesa Civil e órgãos ambientais realizaram uma varredura em outros galpões de armazenamento da cidade. A ação não tem o objetivo de fiscalização, informou a prefeitura. 

O objetivo é tentar colher amostras de produtos com a mesma composição química e realizar testes em laboratório, como parte da investigação para encontrar a causa do acidente. 

Os detalhes da ação estão sendo mantidos em sigilo para não atrapalhar a investigação.

Vigilância
Toda a movimentação das empresas GRA e Taborda Ambiental, contratadas pela Global para retirar os resíduos químicos, foi acompanhada  de perto por equipes do corpo de bombeiros voluntários e da polícia militar. 

Também estiveram na empresa neste sábado equipes da polícia rodoviária federal e profissionais do conselho regional de engenharia.

A Polícia Militar lacrou o escritório da empresa no início da manhã para perícia da polícia federal.

Limpeza
Enquanto ainda há muitas providências a serem tomadas após o acidente no depósito de fertilizantes da Global Logística, gerando uma gigantesca nuvem de fumaça na região, a população retoma a rotina aos poucos. No bairro de Paulas, Ana Maria Nascimento, 26 anos, aproveitou o sábado para limpar a casa e lavar a roupa. 

— Na dúvida a gente limpa — explicou.

Ela, o marido e a filha de seis anos deixaram a casa às 6 horas de quarta-feira e quando voltaram esta manhã encontraram muitas folhagens secas, mas tiveram a felicidade de rever com vida os passarinhos que foram obrigados a deixar para trás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma