sexta-feira, 27 de setembro de 2013

[MOBILIZAÇÃO NACIONAL] - Vale Fertilizantes envia quatro especialistas a São Francisco do Sul

AN

Centro de Indústrias do Estado de São Paulo vai participar da operação de contenção da reação química

Equipe da Vale Fertilizantes vai ajudar no combate ao incêndio químicoFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS
O Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) enviou na quarta-feira uma equipe com equipamentos para participar da operação para contenção da reação química que acontece em São Francisco do Sul desde a noite de terça e vem gerando uma densa fumaça em toda a região. O incidente foi ocasionado pela reação de oxidação com liberação de gases e fumaça no armazém da empresa Global Logística, localizada no bairro Paulas.

— O polo de Cubatão tem um plano de auxílio mútuo para as indústrias em casos emergenciais como este — explica Valdir Caobianco, diretor industrial de nitrogenados da Vale Fertilizantes e diretor da Ciesp.

Segundo Caobianco, foram enviados dois brigadistas, um deles gerente de segurança, que possuem treinamento em situações de emergências químicas, vazamentos e incêndios desse porte. A Vale Fertilizantes é a única produtora nacional do nitrato de amônio.

Ainda nesta quinta devem chegar mais dois especialistas, um gerente de saúde e meio ambiente e um técnico de operações. Caobianco entrou em contato na quarta-feira com o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, para oferecer apoio.

— Vamos tentar ajudar o máximo possível para evitar qualquer efeito negativo para a população — afirma Caobianco.

O especialista ressalta que, no momento, não há nenhuma avaliação prévia sobre a gravidade do acidente.

Cuidados com a fumaça
A fumaça causada pelo incêndio no depósito com carga de fertilizante à base de nitrato de amônia é considerada moderadamente perigosa. A orientação da Secretaria de Saúde é não se expor à fumaça e ir para locais arejados. Em caso de tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais, o ideal é procurar atendimento médico. Cerca de 60 pessoas procuraram o Hospital ou a Unidade de Pronto Atendimento com os sintomas relacionados à inalação da fumaça. A Prefeitura de São Francisco do Sul decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma