sexta-feira, 20 de setembro de 2013

[ALERTA EM SANTA CATARINA] - Nova previsão indica mais chuva em Santa Catarina a partir desta sexta

AN

Acumulado para o final de semana pode chegar a 350 milímetros em algumas regiões, equivalente ao dobro do índice normal para setembro

Em Blumenau, a Rua Guilherme Scharf registra alagamentosFoto: Gilmar de Souza / Agência RBS
Nova previsão divulgada pela Epagri/Ciram, órgão estadual de monitoramento de clima, aponta chances de ainda mais chuva para o Estado nesta sexta-feira. Até a quinta-feira, a previsão apontava a precipitação de 40 a 60 milímetros em todas as regiões do Estado. Nesta sexta, os valores apontam para 80 a 100 milímetros no Oeste, Meio-Oeste e Sul, mais da metade do índice considerado normal para o mês todo.

Para o Vale do Itajaí, a Grande Florianópolis, a Serra e o Norte, permanece a previsão de chuva entre 40 a 60 milímetros. Mas na soma do acumulado entre sexta a domingo, os valores são maiores em todas as regiões do Estado, entre 200 e 250 milímetros de média, podendo chegar de 300 a 350 milímetros do Oeste ao Sul e no Norte do Estado. O dobro do volume normal esperado para setembro.

Em algumas cidades como Ituporanga e Camboriú, o volume das últimas 24 horas já atingiu mínimo apontado pela previsão. A Epagri/Ciram não descarta a possibilidade de enchente em algumas regiões do Estado. A Defesa Civil está em regime de plantão especial.

– Esta chuva é generalizada e vai atingir o Estado todo. Nós sabemos que a preocupação maior é com as áreas mais vulneráveis, como o Litoral Sul, Vale e Litoral Norte. Mas pode acontecer em qualquer região – explica a meteorologista Gilsânia Cruz. 

Conforme a Epagri/Ciram, estão previstos de 80 até 140 milímetros de chuva no sábado. No domingo, a média esperada fica entre 100 a 130 milímetros, com pico de 150 milímetros no Centro Norte catarinense. A partir de segunda, a chuva diminui.

Defesa Civil de SC não descarta possibilidade de enchentes

A Defesa Civil de Santa Catarina admite que existe a possibilidade de ocorrer enchentes no Estado. Gerente de Monitoramento e Alerta do órgão, Frederico Rudorff explica que os indicadores dos níveis de rios que são monitorados ainda são normais. As barragens Oeste, em Taió, Sul, em Ituporanga, e Norte, em José Boiteux, todas no Vale do Itajaí, operam com as comportas abertas e os níveis normais.

– A possibilidade existe. A gente está trabalhando de forma conjunta. Alerta de enchente nós só vamos enviar quando houver risco iminente. Por enquanto é cedo, mas a gente não descarta – explica Rudorff.

Confira abaixo o acumulado das últimas 24 horas em municípios catarinenses com medidores de chuva, das 7h de quinta às 7h desta sexta:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma