terça-feira, 24 de setembro de 2013

[EXÉRCITO EM JOINVILLE] - Militares de Joinville participam da Operação Laçador, do Ministério da Defesa

Notícias do Dia
por Rosana Rosar

Cerca de 200 soldados do 62º BI estão em treinamento simulando operação de guerra

Aeroporto de Joinville é um dos pontos usados nas ações. (Foto: Leandro Ferreira/ND)
Militares do 62° BI (Batalhão de Infantaria) Joinville terminam hoje sua participação na Operação Laçador 2013, articulada pelo Ministério da Defesa, sob coordenação do EMCFA(Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas). O exercício, 35° desse porte envolvendo Exército, Marinha e da Aeronáutica, começou no dia 16 e segue até a sexta (27) em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul e no Paraná. Do 62° BI, 200 militares se dividiram em três pelotões que protegem o Aeroporto de Joinville – Lauro Carneiro de Loyola, e dois terminais da Petrobras, em São Francisco do Sul e Guaramirim.

Durante a operação a região Sul do País se divide em dois países fictícios. “É treinada uma situação de conflito armado, de guerra. Foi criada uma situação fictícia de um País verde, que seria o nosso País, e um País amarelo que seria o nosso oponente”, explica o comandante do 62° BI, o tenente coronel Ronaldo França Navarro. A zona de combate, onde há encenação de confronto dos participantes, ocorre ao sul de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A zona de administração vai de Santa Maria até o Paraná. “Nessa zona de administração ocorre também algumas atividades por parte do inimigo, tentando quebrar nossa estrutura logística de suprimento. Pode haver ataque terrorista, ação de comandos”, lista sobre a operação fictícia.
Como a sensação de insegurança é intensa e preocupante em situações como a simulada os militares monitoram pontos estratégicos que precisariam ser mantidos funcionando em caso de uma guerra real, com o apoio dos órgãos de segurança pública e agências de comunicações como Petrobras e Infraero. “Foi imposto ao batalhão treinar essa defesa e elegemos três dentro da nossa região. O aeroporto e dois terminais da Petrobras. Fizemos reunião com órgãos de segurança pública para treinar como seria a atuação numa situação como essas”, detalha Navarro. O exercício regional ocorre desde 2002 e também treina defesa do espaço aéreo, transposição de cursos d’água, e defesa naval.
Oito mil militares mobilizados
Em toda a região sul cerca de oito mil militares atuam na operação Laçador 2013. As principais manobras são realizadas nos municípios de Rosário do Sul (RS), Alegrete (RS), Rio Grande (RS), Nova Santa Rita (RS), Santa Maria (RS), São Borja (RS), Canoas (RS), Porto Alegre (RS), Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).  Nestas cidades, estão programadas ações diretas de forças especiais, ataque com transposição de curso d’água, controle de localidade, assalto aeroterrestre, patrulha antissubmarino, defesa de estruturas estratégicas, controle de dano, defesa da área de retaguarda, ressuprimento aéreo, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma