quarta-feira, 25 de setembro de 2013

[DEFESA CIVIL] - 10º Fórum Nacional de Defesa Civil começa nesta quarta em Joinville

Notícias do Dia
por João Batista da Silva

Evento vai reunir especialistas vindos do Brasil inteiro para divulgar experiências e compartilhar conhecimentos em ações de prevenção


Desta quarta (25) até sexta-feira (27), Joinville sedia a programação do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil, no Complexo da Expoville. O evento vai contar com a presença de especialistas, autoridades dos governos federal, estadual e municipal, e representantes da ONU (Organização das Nações Unidas). Os convidados vão abordar temas como gerenciamento de risco, ações de prevenção, políticas de proteção civil e sistemas de monitoramento em palestras, debates e oficinas técnicas.

A organização espera reunir mais de dois mil participantes, entre coordenadores estaduais e municipais de Proteção Civil, técnicos da área, estudantes e representantes da comunidade. A abertura oficial ocorre a partir das 14h de hoje, com a presença de Humberto Viana, secretário nacional da Defesa Civil. A série de palestras inicia às 16h30, com Ricardo Mena, chefe da Oficina Regional da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da ONU para as Américas, tratando do gerenciamento de desastres.
Comemorando dez anos de fórum, a organização do evento destaca nesta edição diversas experiências e ações dos municípios, como forma de divulgar boas práticas pela redução de riscos de desastres e estimular outras cidades a elaborar atividades locais de prevenção. Segundo Francisco José da Silva, secretário municipal de Proteção Civil e Segurança Pública, o fórum se define como grande oportunidade para se compartilhar conhecimentos. “O evento permite a troca de informações na questão da prevenção e pela necessidade de minimizar os desastres naturais. Sempre defendo que investir na defesa civil é preservar a vida”, comentou.
A escolha de Joinville para sede do evento ocorreu no ano passado e leva em conta a referência da cidade e do Estado no cenário nacional quando ao assunto é ações de prevenção. “A Defesa Civil do município está acostumada a lidar com os problemas. Hoje temos uma equipe altamente técnica que tem sido referência”, destacou o secretário, considerando o trabalho de integração dos órgãos de emergência durante as chuvas no último fim de semana como exemplo mais recente. “Mostramos que temos um plano de contingência que está em pronto emprego”, completou.
Monitoramento e voluntariado
Os exemplos de Joinville serão contados em dois momentos no fórum. Nesta quinta (26), às 11h30, o engenheiro agrônomo Dieter Klostermann apresenta a experiência “Monitoramento Hidrometereológico” na oficina técnica “Monitoramento, Alerta e Alarme”, mediada por Antônio Edival Pereira, coordenador regional de Defesa Civil. 
Durante a oficina, serão apresentadas as redes de monitoramento de rios de Joinville e de Jaraguá e feito o debate sobre a gestão integrada de informações. “Joinville tem feito um trabalho forte de prevenção, tanto na área estrutural, com a limpeza de rios e valas, quanto na área de capacitação, com palestras e treinamentos”, observou Edival.
A outra participação será na sexta (27), às 9h, quando Heitor Ribeiro Filho, comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, vai abordar a mobilização da comunidade em situações de emergência, a prática do voluntariado e o exemplo dos bombeiros mirins. “Vamos destacar um pouco na nossa experiência e atuação, de como conseguimos captar mão-de-obra voluntária”, adiantou.
Aprendendo a prevenir
Além da programação principal, o fórum traz em paralelo as atividades da Conferência Nacional de Proteção Civil e também inaugura o 1º Fórum Infanto-Juvenil de Defesa Civil. O objetivo é orientar estudantes de escolas públicas de Joinville em temas relacionados à defesa civil, como o reaproveitamento de materiais recicláveis, a conscientização para redução de riscos de desastres em escolas e ações de primeiros socorros.
Em um espaço exclusivo, os participantes aprenderão a agir em situações adversas, como enchentes e inundações, e conhecerão o trabalho dos bombeiros mirins, sendo inseridos dentro de uma cultura de prevenção. As atividades incluem mostras de trabalhos, jogos interativos e apresentação de peças teatrais.   
Programação completa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma