sexta-feira, 27 de setembro de 2013

[AGORA SOB CONTROLE] - Fumaça química em São Francisco do Sul é controlada

AN

No começo da manhã já não era possível ver fumaça saindo do local

Fumaça diminui em galpão de São Francisco do SulFoto: Corpo de Bombeiros de SC / Divulgação
Foi controlado na manhã desta sexta-feira a fumaça química causada pela explosão de uma de uma carga de fertilizantes à base de nitrato de amônio na noite da terça-feira, dia 24, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina. 

A fumaça foi controlada por volta das 8h30. Agora, os bombeiros trabalham no rescaldo para evitar que ela se reinicie.

Trabalhos

Nesta manhã, a Defesa Civil fez um sobrevoo na região do acidente e irá avaliar as imagens aéreas. Segundo Diogo Bahia Losso, capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, não há mais fumaça no local. O vento fraco desta sexta-feiratambém colabora para os trabalhos. 

Durante a madrugada uma força-tarefa dos bombeiros militares e civis teve avanços consideráveis. Ainda na quinta-feira a equipe passou a utilizar uma câmera térmica(que mostra a temperatura) e suspendeu a retirada do material com máquinas pesadas.

Um levantamento preliminar dos bombeiros afirma que o volume de água utilizado nos trabalhos já ultrapassou 2 milhões de litros.

Danos ambientais

Segundo Carlos Mergen, analista ambiental do Ibama, a piscina montada para manter isolada a água usada no combate a fumaça em São Francisco do Sul, foi essencial para evitar danos ambientais. Elas ajudaram a conter a água para que ela não fosse para os mananciais e contaminasse o solo. De acordo com o analista, o dano ambiental no solo foi mínimo.

A piscina tinha capacidade para 300 mil litros e estava a 800 metros de distância do local do acidente. Caminhões-pipa tiravam frequentemente a água para dar mais espaço. Os caminhões-pipa podem levar a água para Paranaguá (PR), onde a Petrobrás irá recebê-la e levá-la para uma estação de tratamento de efluentes químicos. O Ibama irá efetuar uma análise aprofundada da situação.

A emissão gasosa não gerou poeira ou fuligem. Mas, caso algum morador encontre vestígios, a orientação é que passem água no local.

 A empresa começa nesta tarde a fazer a remoção da água e esperam que seja concluída até o começo da próxima semana.

Bairros de São Francisco 

Quem mora em um raio de 400 metros do acidente ainda não está liberado para voltar para casa.`Nesta tarde,  haverá uma coletiva informando se as pessoas podem ou não voltar . Também serão repassadas instruções de como devem ser feitas a limpeza das residências.

A PM informa que nenhum crime ou saque foi registrado. Barreiras do exército ainda estão nos bairros afetados pela fumaça

Portos da região

porto de São Francisco do Sul deve voltar a funcionar normalmente no final da tarde desta sexta-feira. O porto aguarda informações e o comunicado oficial da Defesa Civil para retormar as atividades, que estão paralisadas desde quarta-feira de manhã. Apenas no primeiro dia, dez navios deixaram de atracar no porto.

A Marinha já autorizou na manhã desta sexta-feira a retomada das operações do Porto Itapoá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma