terça-feira, 24 de setembro de 2013

[CRIANÇAS] - Crianças de Joinville aprendem e ensinam na Semana do Trânsito

Diário Catarinense

Atividades desenvolvidas por alunos de um CEI e de uma escola ajudam na conscientização

A prática dos alunos acontece em uma pista construída dentro do CEI Estrelinha Brilhante (Foto: Rogerio da Silva / Secom, Divulgação)
Eles ainda não têm idade para dirigir, mas na brincadeira acabam levando conscientização e respeito às ruas de Joinville. Com atenção às placas, sinais e demais símbolos tão comuns no dia a dia, as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Estrelinha Brilhante participam do projeto "Bi Bi Fon Fon, Caminho Consciente para o Trânsito".




A iniciativa, desenvolvida com a turma do maternal, estimulou nos alunos de apenas três anos de idade o interesse pelas regras no trânsito e despertou a consciência nos pequenos. Os futuros motoristas já contribuem com dicas e orientações aos motoristas de verdade.

- Os pais dos alunos nos relataram que depois do projeto as crianças cobram deles atitudes conscientes. Falam para parar nas faixas de pedestre, explicam que não pode passar no sinal amarelo e pedem para os pais não ultrapassarem os limites de velocidade - relata a professora Eliana da Silveira Tomia.

O projeto começou em março deste ano e, além do maternal, crianças das outras turmas também se envolveram com o tema. Para aprender sobre as regras no trânsito, os alunos observaram o fluxo de veículos em frente ao CEI e perceberam que poucos carros respeitam a faixa de pedestres. Em sala de aula, eles aprenderam a atravessar a rua corretamente e interpretar as placas de sinalização.

A prática dos alunos acontece em uma pista construída dentro da unidade escolar. A estrutura foi criada em parceria com o Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran), o Instituto Cau Hansen e com a colaboração dos familiares, que participaram ativamente de todo o projeto. 

- Foram os pais das crianças que fizeram os carros com material reciclável e contribuíram com doações para a construção da nossa pista - comenta Adriana Carla Sanches da Silva, diretora do CEI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma