sábado, 21 de setembro de 2013

[PROTESTOS NA ZONA SUL] - Moradores da zona Sul de Joinville organizam três protestos nos próximos dias

AN
por Leandro S. Junges

Reivindicações estão relacionadas a melhorias na saúde, na infraestrutura e no trânsito

Manutenção da unidade de saúde do Jardim Edilene está entre os pedidosFoto: Pena Filho / Agencia RBS
Depois de um mês de trégua, os protestos voltam a ocorrer na zona Sul de Joinville. Os moradores de três pontos diferentes dos bairros Paranaguamirim, Petrópolis e Itinga reivindicam melhorias na saúde, na infraestrutura e no trânsito.

O principal movimento ocorre no fim da tarde desta sexta, a partir das 17 horas, no entroncamento entra a avenida Kurt Meinert com as ruas Espigão e João Luiz de Miranda Coutinho. Os moradores devem fazer uma passeata e paralisar parte do trânsito nas ruas para pedir a construção de um posto de saúde com pelo menos quatro equipes do Programa Saúde da Família (PSF) no terreno que fica ao lado do Colégio Estadual Marli Maria.

O protesto é liderado pelos moradores do loteamento Estêvão de Matos. Eles querem a construção do posto até o fim de 2014 e a manutenção da unidade que funciona no Jardim Edilene, outro loteamento importante do Paranaguamirim. Também pedem "condições dignas de trabalho e atendimento na saúde para ambas as unidades". Um panfleto foi distribuído para os moradores nos últimos dias, explicando os motivos do protesto.

Segundo a Prefeitura, está nos planos da Secretaria de Saúde a construção de mais uma unidade de saúde na região. Desde o começo do governo Udo, a Prefeitura tem buscado investimentos federais para a ampliação do atendimento na região, uma das mais populosas da cidade.

Nos próximos dias também encerra o período de trégua dos moradores das ruas General Hugo Abreu e a Palmeira das Missões, no bairro Petrópolis. Durante os meses de junho e julho, eles fizeram pelo menos seis protestos bloqueando o trânsito na avenida Paulo Schroeder. Eles ainda não chegaram a um acordo com a a subprefeitura da zona Sul para a pavimentação das ruas ruas, consideradas importante alternativa para o trânsito entre a Paulo Schroeder, a São Paulo e a Boehmerwald. A previsão é de que a trégua seja interrompida no primeiro sábado de novembro, com novo bloqueio do trânsito. 

No Itinga, os moradores fizeram um abaixo-assinado pedindo melhorias no trânsito da avenida Waldemiro José Borges (SC-301) perto da rua Rondo D´Agua. Eles prometem parar o trânsito nos próximos dias perto de onde um menino de 14 anos foi atropelado no último dia 13. A lista dos moradores já foi entregue para a subprefeitura e os moradores ainda estão decidindo uma data para a manifestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma