sábado, 28 de setembro de 2013

[DEFESA CIVIL] - Fórum de Defesa Civil discute em Joinville os desafios para enfrentar os grandes desastres

Notícias do Dia


Abertura ocorreu nesta quarta no Complexo da Expoville, onde o evento segue até esta sexta

Ministra Ideli Salvatti (C) participou da abertura e destacou programa do governo federal de prevenção a desastres. (Foto: Cláudia Baartsch/ND)
Cerca de 1.500 pessoas participaram da abertura do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado nesta quarta no auditório do Complexo Expoville, em Joinville.
O evento contou com a presença do prefeito Udo Döhler, da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do Brasil, Ideli Salvatti, do secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, do secretário de Segurança e Proteção Civil de Joinville, Francisco José da Silva, do deputado estadual Jean Kuhlmann, entre outras autoridades presentes.

Na plateia, coordenadores e integrantes da defesa civil de várias cidades do país. “Quando falamos em defesa civil nos referimos a voluntariado e esta é uma palavra que está impregnada no DNA do povo joinvilense”, disse o prefeito Udo Döhler ao iniciar sua fala. Döhler destacou a importância do evento e justificou sua realização em Joinville pelas características da economia da cidade em relação ao país e à região Sul. “Somo a 25ª economia do Brasil e a terceira do Sul”, afirmou. Para o prefeito, defesa civil não se executa só no momento das catástrofes, mas deve ser uma preocupação constante dos gestores de cada município.
O secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, destacou os avanços alcançados nos últimos anos na área da proteção civil e de prevenção aos eventos naturais. “O que nós construímos na área da política nacional de proteção e defesa civil não é mérito apenas do governo federal, mas de uma ação conjunta com estados e municípios”, frisou. Viana reconheceu que tudo o que já foi feito ainda não é suficiente e a proposta é avançar, melhorar os processos e procedimentos.
Os três eixos que nortearam a política nacional de proteção e defesa civil foram o tema do discurso da ministra Ideli Salvatti. Citando como exemplo o desastre ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro em 2009, Ideli afirmou que a partir daquela data a presidente Dilma Roussef determinou a liberação de recursos para um amplo programa de prevenção a desastres daquela natureza. “Este programa prevê recursos de R$ 18 bilhões, a serem aplicados em prevenção e obras para evitar ou pelo menos minimizar os impactos destes eventos”, explicou.

Cada vez mais perdas por desastres naturais
Na palestra de abertura, com o tema “Redução do Risco de Desastres – Passando do Gerenciamento de Desastres para Gerenciamento de Riscos”, com Ricardo Mena, chefe da Oficina Regional da Estratégia Internacional de Redução de Desastres da Nações Unidas (UNISDR) para as Américas, ele citou a resposta eficaz aos desastres como principal ponto da defesa civil.
Mena disse que as estatísticas demonstram que a cada ano aumentam as perdas em consequência de desastres naturais, principalmente relacionados às questões climáticas. Para ele, nas próximas décadas os países vão sofrer mais com eventos meteorológicos. “A saída ainda é não esperar, analisar as causas, atacar os problemas e diminuir os impactos”, resumiu.
O 10º Fórum de Defesa Civil, com o tema “Há uma década fazendo da informação uma forma de proteção”, tem como objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil com a promoção e o conhecimento de ações municipais. A programação segue hoje com uma série de palestras e oficinas temáticas.
A participação da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Civil de Joinville será na amanhã, às 11h30, na oficina técnica “Monitoramento, Alerta e Alarme”. O engenheiro agrônomo Dieter Klostermann apresentará a experiência “Monitoramento Hidrometeorológico”. Outra participação de Joinville será na palestra sobre o Corpo de Bombeiros Voluntários, com o comandante Heitor Ribeiro Filho, na sexta (27), às 9h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma