quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Simpósio discute dependência química em Joinville

Notícias do Dia
por Loneri Franck


O foco das discussões será a prevenção e o combate ao uso no ambiente escolar

A  segurança pública na prevenção e combate ao uso de drogas e a apresentação de um modelo de prevenção para o ambiente escolar são alguns dos tema em destaque no 3º Simpósio Joinvilense de Dependência Química, que será realizado neste sábado (24), faz 8h às 18h, no Prinz Hotel, em Joinville.
O especialista em dependência química pela Unifesp e mestre em psiquiatria pela Universidade de Londres, Daniel da Cruz Cordeiro, abre o circuito de palestras às 8h30. O médico psiquiatra defende que a prevenção está na mudança social e vai apresentar um panorama atual sobre o consumo de álcool e drogas no Brasil. Na sequência, o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Francisco José da Silva, faz a conexão da sua pasta com a prevenção e o combate ao uso de drogas.
A doutora em ciência dos alimentos pela USP, Mônica Testoni Cardozo, encerra as discussões da manhã relacionando nutrição e dependência química. O simpósio é organizado pelas psicólogas formadas pela Univille Claudia Calegari, Angela Hempkemaier e Fernanda Boettcher, em parceria com o professor dos departamentos de Mecidina, Farmácia e Psicologia Luiz Arthur Rangel.
“Nosso objetivo é promover o diálogo entre a comunidade acadêmica e os profissionais da saúde para consolidar uma nova etapa de pensar a doença em Joinville”, enfatiza Cláudia Calegari. O preconceito é um dos entraves da questão. “A dependência química ainda não é tratada como uma doença, mesmo atingindo toda a sociedade e estando presente em todas as classes sociais”, lamenta.

Serviço
O quê: 3º Simpósio Joinvilense de Dependência Química
Onde: Prinz Hotel, em Joinville
Quando: dia 24 de agosto
Quanto: R$ 50,00 (estudantes); R$ 65,00 (demais participantes)
Informações: 9901 2051


PROGRAMAÇÃO
8h15 –Abertura/psicólogo Alexandre Cidral (vice-reitor da Univille)
8h30 – Dependência química: a prevenção está na mudança social - Daniel da Cruz Cordeiro (Mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres - Kings College)
10h –  Segurança pública na prevenção e combate ao uso de drogas - Francisco José da Silva (Secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville)
11h– Aspectos nutricionais e o dependente químico - Mônica Testoni Cardozo (nutricionista, doutora em Ciência dos Alimentos pela USP)
13h30 – O papel da resiliência na prevenção do uso de substâncias psicoativas -Neide Zanelatto (Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP)
14h45 – Depoimentos
- O vício x sociedade em transformação: princípios espirituais - Tiago Heuchling (empresário, participa do grupo Narcóticos Anônimos, coordenador do Comitê de Serviços de Narcóticos Anônimos do Norte do Estado)
- Como a dependência química ou alcoólica impacta na vida do familiar ou amigo envolvido - Erica Cercal Heuchling (empresária, participa do grupo Narcóticos Anônimos)
15h45 – Projeto “Jovens de Atitude”: modelo de prevenção para o ambiente escolar - Roseli Aparecida Consolato Nabozny (especialista em dependência química e saúde mentaloordenadora técnico-dministrativa da Comunidade Terapêutica Essência de Vida)
16h30 – Droga de Amigo apresentação artística/Companhia Cheios da Graça
17h –  Dependência química: prevenção ainda é o melhor tratamento - Daniel da Cruz Cordeiro, (mestre em Psiquiatria pela Universidade de Londres)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma