quinta-feira, 29 de agosto de 2013

[ JOINVILLE ] - JOINVILLE VAI GANHAR UM DEPARTAMENTO MUNICIPAL ANTIDROGAS

Notícias do Dia
Cláudio Costa

Imóvel no bairro Floresta vai abrigar programa de recuperação de dependentes químicos

Imóvel onde funcionará o departamento já pertenceu a traficante e estava abandonado dede a prisão dele (Foto: Luciano Moraes /ND)
Cinco passos para a liberdade é o nome do programa que será implantando para tratamento de dependência química na sede do futuro Departamento Municipal Antidrogas, no bairro Floresta. O imóvel, que já pertenceu a um traficante, foi declarado de posse da União pela Justiça Federal, em 2005, e oficialmente cedido pela Senad (Secretaria Nacional de Po­líticas sobre as Drogas) à Secreta­ria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville em junho.

Agora, o município busca cer­ca de R$ 700 mil para a reforma da estrutura. A expectativa é de que o órgão consiga os recursos necessários com o governo do Es­tado ou por meio de uma emenda parlamentar, ainda neste ano.
O processo licitatório será feito pela Prefeitura de Joinville e, se­gundo o secretário de segurança pública e proteção civil, Francisco José da Silva, não deve ser tão bu­rocrático porque o projeto de re­forma já está pronto. “A Amunesc tinha um projeto para instalar o Centro Pop – Porto Seguro ali, mas esse espaço só pode ser utili­zado para prevenção, orientação e acompanhamento dos dependen­tes químicos”, informa. Segundo o secretário, Joinville não utilizará o modelo de internação compul­sória adotado por Rio de Janeiro e São Paulo. “Só virá para o progra­ma o jovem que quiser se tratar ou a família trouxer, e ele não vai ficar internado”, assegura.
Com o estudo projetado pela Amunesc (Associação de Municí­pios do Nordeste de Santa Catari­na), a secretaria deverá implantar uma sede que abrigará o Depar­tamento Municipal Antidrogas, o Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes), um auditório para 40 pessoas, um centro de informática, uma sala para aten­dimentos individuais psicológi­cos e psiquiátricos, uma sala para terapia de grupo, uma sala para atendimento ambulatorial e uma academia. Os cinco passos para a liberdade serão: atendimento ambulatorial para verificação das condições físicas; acompanha­mento psicológico do paciente e da família; acompanhamento psi­quiátrico para verificar o grau de dependência; acompanhamento espiritual com membros de igre­jas; e fortalecimento físico.
Gerência já foi nomeada
O Departamento Municipal Antidrogas já tem gerente nomeado. Diodete de Souza Santos tem trabalhado em parceria com Fernando Krelling, presidente da Felej (Fundação de Esportes, Lazer e Eventos), para implantar projetos de inserção de crianças e jovens em práticas esportivas. “Quando o jovem pratica esporte, ele não tem curiosidade pelo mundo dos vícios. Estamos buscando esse caminho para a prevenção e trabalhando na implantação do Departamento Municipal Antidrogas”, enfatiza o gerente.
Em setembro, Joinville se cadastra no projeto do governo federal Mulheres da Paz e, no primeiro semestre de 2014, saberá se poderá participar do programa que, caso aprovado, capacitará mulheres e familiares para trabalharem temas como cidadania e combate às drogas em suas comunidades.
Nova legislação prevê reforma do Comen
Na terça-feira da semana passada (20), a Prefeitura de Joinville encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei 118/2013, que criará novos mecanismos para o desenvolvimento da política pública de prevenção e combate ao uso de drogas. Entre as propostas, está a reestruturação do Comen (Conselho Municipal de Entorpecentes), que mudará seu nome para Compad (Conselho Municipal de Prevenção ao Álcool e Drogas de Joinville).
De acordo com a nova legislação, o Compad será vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e terá por finalidade auxiliar o Poder Executivo na análise, formulação e aplicação da política municipal de prevenção ao álcool e às drogas. O novo órgão será integrado ao Sisnad (Sistema Nacional de Política Pública sobre Drogas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma