quarta-feira, 2 de outubro de 2013

[SEGURANÇA] - PM faz mapeamento de novos pontos de câmeras de monitoramento em Joinville

AN

Previsão do governo do Estado é que instalação ocorra apenas em 2014

Com a instalação dos novos equipamentos, Joinville contará com a vigilância de 200 câmeras Foto: 1 / Agencia RBS
Com base em números de ocorrências e em pedidos da comunidade, a Polícia Militar fez um mapeamento preliminar dos pontos onde serão instaladas as 152 novas câmeras de segurança em Joinville. Considerando as já existentes – 41 fixas e sete móveis –, a cidade mais populosa do Estado contará com 200 câmeras monitoradas pela PM. As câmeras antigas também serão substituídas por equipamentos mais modernos.

A região central – considerando os bairros do entorno – será a mais guarnecida, com 53 novas câmeras, seguida da zona Sul, com 35; zona Norte, com 32; zona Leste, com 27; e zona Oeste com cinco câmeras. 

Os equipamentos atuais permitem que o monitoramento ocorra principalmente na região central. Hoje, há apenas três câmeras na zona Leste, uma na zona Norte e sete na zona Sul. 

– O mapeamento foi feito levando em consideração o mapa de ocorrências, o fluxo de saída de veículos e rotas de fuga. Ouvimos também os pedidos da comunidade por meio dos conselhos comunitários de segurança (Conseg). O objetivo é diminuir as oportunidades dos crimes – explicou o comandante do 8º Batalhão da PM, tenente-coronel Adilson Moreira. 

Questões técnicas de instalação do equipamento podem modificar alguns pontos. Caso isso ocorra, a intenção é realocar a câmera para outro ponto próximo que tenha boa visibilidade e auxile os trabalhos da polícia.

Segundo o major Sérgio André Maliceski, da gerência de videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), a instalação desse equipamento deve ocorrer apenas no ano que vem. Ainda é preciso assinar o convênio com o município para, só então, lançar o edital de licitação. 

– O processo de formalização de contrato é demorado, é preciso aguardar todos os prazos – disse. 

A prioridade da SSP é instalar as câmeras em cidades que não possuem o sistema de monitoramento. O governo do Estado assina nesta quarta-feira convênio com cem cidades catarinenses. Araquari, Garuva e Itapoá são os municípios da região Norte beneficiados nessa primeira etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma