sábado, 26 de outubro de 2013

[SEGURANÇA MUNICIPAL] - Guarda Municipal de Joinville custará R$ 2,1 milhões por ano


POR Josi Tromm Geisler
Na região Sul, das quatro cidades com mais de 500 mil habitantes, só Joinville não tem guarda. Curitiba, Londrina e Porto Alegre, têm em média de 771 guardas municipais.















Líder do prefeito na Câmara, Rodrigo Fachini levou a proposta do Executivo 
para os colegas vereadores
A Prefeitura de Joinville divulgou, ontem, o impacto financeiro da criação da Guarda Municipal na folha de pagamento. Serão R$ 2.110.000 de gasto anual para manter a estrutura inicial da Guarda, que começará com 60 homens – contratados por meio de concurso público. A mensagem da Prefeitura, oficializando esses detalhes, chegou à Câmara às 19h de ontem, no fim da sessão ordinária. O texto foi lido pelo líder de governo, vereador Rodrigo Fachini (PMDB). 

Durante a tarde, as comissões de Legislação e Justiça e de Finanças discutiram o projeto de lei complementar 33/2013, que cria a Guarda Municipal em Joinville. A matéria foi amplamente discutida e dúvidas foram esclarecidas por técnicos da própria Prefeitura. 
 Ao final dos trabalhos, o projeto de lei foi aprovado nas duas comissões, com uma emenda. Ela credencia a atividade de trânsito da Guarda ao Ittran (Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville). A medida visa a evitar problemas futuros e judiciais em relação à cobrança de multas. Antes de ir à plenário, o projeto de lei vai passar pelas Comissões de Cidadania e Participação Popular, e Urbanismo.
Apesar de a proposta prever efetivo inicial de 60 homens, o diretor-executivo do gabinete do prefeito Udo Döhler (PMDB), Luiz Cláudio Gubert, explicou que projetos desse tipo servem para criar o cargo e não delimitar número de vagas. A ideia é aumentar o efetivo gradativamente, a começar por mais 40 vagas num segundo momento. 
Enquanto Joinville ainda caminha para a criação da Guarda Municipal, outros municípios com mais de 500 mil habitantes, segundo IBGE, contam com número bem maior de homens. Na região Sul, das quatro cidades com mais de 500 mil habitantes, só Joinville não tem guarda. Curitiba, Londrina e Porto Alegre, juntas, têm 2.315 guardas municipais, o que perfaz média de 771 GMs por município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma