terça-feira, 25 de junho de 2013

Moradores afetados por deslizamento discutem plano de ação em Joinville

Notícias do Dia
João Batista da Silva

Projeto para obra de contenção será elaborado. Moradora registrou em vídeo a queda da barreira

Reunião feita na tarde desta segunda (24) na Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) com os moradores atingidos por um deslizamento ocorrido na última sexta-feira no bairro Saguaçu discutiu um plano de ação para recuperar os terrenos afetados e minimizar os riscos de novos desmoronamentos até a construção definitiva de um muro de contenção. No local, na rua Carlos Koepp, quatro casas foram atingidas, das quais três foram interditadas, deixando as famílias desabrigadas, e uma quarta sofreu interdição parcial, em função do risco de queda de um muro.
Segundo a Defesa Civil,  a terraplanagem da encosta do terreno foi feita de forma irregular
Como medidas emergenciais, ficou acertado a cobertura da encosta por lona para evitar mais encharcamento do terreno, a limpeza da área dos materiais que caíram, a colocação de tapume no entorno e a elaboração de um estudo preliminar para obra de contenção. O projeto prévio será feito um engenheiro especialista e deve ser apresentado em nova reunião na quinta-feira (27). Se aprovado pelos moradores, o documento será encaminhado pela Fundema à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), responsável em autorizar a execução do serviço.
Além dos moradores e representantes da Fundema e Defesa Civil, o encontrou contou com a presença do proprietário do terreno onde, de acordo com a Defesa Civil, foi feito a terraplenagem irregular da encosta. A obra foi notificada e embargada pela Fundema no início do mês por não ter um projeto de contenção de acordo com o tipo de terraplenagem que estava sendo feito. A escavação não respeitou a margem de seis metros de recuo até o muro da propriedade acima. O problema fragilizou a estrutura que, com o agravante da chuva, cedeu na sexta-feira. Parte do terreno e a piscina do morador foram abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma