domingo, 9 de junho de 2013

Equipes de resgate da PM e voluntários fazem simulação na mata em Joinville

AN

Dois homens que estavam perdidos na vegetação do bairro Vila Nova foram salvos

Tirolesa foi o recurso utilizado para transportar a vítimaFoto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
O número de pessoas acidentadas ou perdidas nas matas tem crescido nos últimos anos na região Norte do Estado por conta da prática de esportes de aventura ou do trabalho de campo no estudo de animais e da vegetação.

Resgatar as vítimas em locais de difícil acesso torna-se um desafio cada vez maior para as equipes de resgate.

Para estar cada vez mais preparados para situações como essas, a Polícia Militar Ambiental, a 2ª Companhia  de Aviação da PM e dois grupos voluntários de resgate em montanhas, o GRM, de Joinville, e o Gerar, de Jaraguá do Sul, passaram por um intenso treinamento neste sábado.

A ação, que durou o dia inteiro, culminou com o resgate de quatro vítimas em situações difíceis.

Durante a tarde, o grupo formado por cerca de 35 pessoas, simulou a busca a dois biólogos que se perderam na mata fechada perto de uma pedreira localizada no bairro Vila Nova.

O principal desafio da equipe foi realizar o transporte de um local sem acesso, passando por um grande vale na pedreira.

Para transportar as vítimas com segurança, as equipes de resgate utilizaram o recurso da tirolesa, uma corda de segurança com 80 metros de comprimento e 20 metros de altura.

Apesar de caminharem bastante na mata durante todo o sábado, a equipe não terá sossego. Dormirá acampada para domingo realizar novos treinamentos com o auxílio de cães farejadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma