segunda-feira, 22 de abril de 2013

Suspeito de ataque em Boston é indiciado e será julgado por tribunal civil

Folha de São Paulo
Imagem do dia 15 de abril mostra o suspeito Dzhokar Tsarnaev, de boné branco, deixando o local das explosões

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos indiciou nesta segunda-feira Dzhokhar Tsarnaev, 19, um dos suspeitos do atentado em Boston, pelo uso de armas de destruição em massa contra civis. No entanto, ele será julgado por um tribunal civil, já que não pode ser considerado combatente inimigo.


A hipótese havia sido levantada pela imprensa americana pela origem estrangeira do jovem, que nasceu no Quirguistão e tem origem tchetchena. O porta-voz da Casa Branca disse, no entanto, que ele não pode ser julgado como combatente inimigo por ser cidadão americano desde 11 de setembro de 2012.

Caso fosse considerado inimigo de Estado, ele seria julgado por uma corte militar, assim como no caso de uma guerra. O recurso foi usado contra os autores do atentado de 11 de setembro de 2001, em Nova York, que não tinham cidadania americana.

Além da acusação por conspiração pelo uso de armas de destruição em massa, ele também será processado por destruição de propriedade seguido de morte. Caso seja condenado pela Justiça federal americana, ele poderá pegar desde prisão perpétua até a pena de morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma