segunda-feira, 29 de abril de 2013

Sobe para 23 o número de mortos em atentados no Iraque

G1

Carros-bombas explodiram em áreas xiitas do sul do país. 
Incidentes mais graves desta segunda-feira (29) ocorreram em Amara.

Carros-bombas detonados em movimentadas áreas xiitas do sul do Iraque mataram pelo menos 23 pessoas na segunda-feira (29), segundo fontes policiais e hospitalares, elevando a quase 200 o total de vítimas fatais por causa de uma semana de violência sectária.
Os ataques dos militantes estão se intensificando num momento em que a guerra civil na vizinha Síria torna ainda mais tensas as relações entre xiitas e sunitas. Os atuais confrontos começaram na última terça-feira (23), depois que forças de segurança dispersaram um acampamento de manifestantes sunitas perto de Kirkuk.
Pedestres removem entulhos depois de explosão de carro-bomba em cidade ao Sul de Bagdá (Foto: Reuters)
Os incidentes mais graves da segunda-feira ocorreram em Amara, 300 quilômetros a sudeste de Bagdá. Ali, nove pessoas morreram em duas explosões -num mercado e num ponto de recrutamento de trabalhadores diaristas.
Outros três carros-bombas explodiram em mercados de Diywaniya e Kerbala, e numa mesquita xiita de Mahmudiya.
Nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados, mas o modus operandi e o fato de terem xiitas como alvo sugerem uma ação da Al-Qaeda local.
Desde dezembro, os sunitas iraquianos realizam protestos contra supostas discriminações por parte do governo local, comandado pelo xiita Nuri al Maliki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma