terça-feira, 9 de julho de 2013

Projeto de capacitação profissional ajuda moradores de rua em Joinville

Notícias do Dia
João Batista da Silva

Curso de limpeza, conservação e preservação de monumentos certificou participantes nesta segunda-feira

                                                                                             Luciano Moraes / ND
Waldemiro, Ronald, Valter, André e Alessandro recebem a certificação
Aprendendo sobre limpeza e preservação do patrimônio histórico de Joinville, os moradores em situação de rua que participaram das atividades do Projeto Monumentos tiveram também um incentivo pela inclusão social e mais uma oportunidade para mudar a própria história. Dos dez inscritos no curso de capacitação promovido pela Fundação Cultural de Joinville em parceria com a Secretaria de Assistência Social, seis completaram as aulas e estão aptos a trabalhar como auxiliares de conservação de monumentos públicos. Do grupo, cinco receberam o certificado nesta segunda (8).
A certificação ocorreu à tarde, no Centro Pop – Porto Seguro, no Bucarein, em cerimônia que contou com um café e entrega de kits com manta, touca, jaqueta e meias para os moradores. O curso de 40 horas começou em maio e se estendeu até o mês passado, com aulas sobre conceitos de educação patrimonial, conservação de obras públicas e inclusão social. O grupo ainda fez visitas técnicas ao Cemitério do Imigrante e aos monumentos das praças da Bandeira e Dário Salles, onde receberam informações sobre os espaços públicos. Na última etapa do projeto, os moradores trabalharam na limpeza do Memorial a Hans Dieter Schmidt, obra do artista plástico Edson Machado instalada na praça Dário Salles, no Centro.
Com a capacitação concluída, os participantes serão cadastrados no CPBC (Centro de Preservação de Bens Culturais) de Joinville e poderão ser chamados para trabalhar em projetos de manutenção de monumentos públicos, sendo devidamente remunerados. “O projeto também foi muito gratificante para a gente”, comentou a coordenadora do projeto e coordenadora do Arquivo Histórico de Joinville, Gessonia Leite de Andrade Carrasco. O educador social Gilberto da Silva Costa, que acompanhou a turma, destacou o empenho e dedicação dos alunos. “Eles fizeram o trabalho com alegria e muito interesse. Houve o comprometimento. Nós acreditamos que tudo passa pela formação e valorização do trabalho”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma