Centro de Indústrias do Estado de São Paulo vai participar da operação de contenção da reação química
Equipe da Vale Fertilizantes vai ajudar no combate ao incêndio químicoFoto: Salmo Duarte / Agencia RBS
O Centro de Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) enviou na quarta-feira uma equipe com equipamentos para participar da operação para contenção da reação química que acontece em São Francisco do Sul desde a noite de terça e vem gerando uma densa fumaça em toda a região. O incidente foi ocasionado pela reação de oxidação com liberação de gases e fumaça no armazém da empresa Global Logística, localizada no bairro Paulas.
— O polo de Cubatão tem um plano de auxílio mútuo para as indústrias em casos emergenciais como este — explica Valdir Caobianco, diretor industrial de nitrogenados da Vale Fertilizantes e diretor da Ciesp.
Segundo Caobianco, foram enviados dois brigadistas, um deles gerente de segurança, que possuem treinamento em situações de emergências químicas, vazamentos e incêndios desse porte. A Vale Fertilizantes é a única produtora nacional do nitrato de amônio.
Ainda nesta quinta devem chegar mais dois especialistas, um gerente de saúde e meio ambiente e um técnico de operações. Caobianco entrou em contato na quarta-feira com o prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira, para oferecer apoio.
— Vamos tentar ajudar o máximo possível para evitar qualquer efeito negativo para a população — afirma Caobianco.
O especialista ressalta que, no momento, não há nenhuma avaliação prévia sobre a gravidade do acidente.
Cuidados com a fumaça
A fumaça causada pelo incêndio no depósito com carga de fertilizante à base de nitrato de amônia é considerada moderadamente perigosa. A orientação da Secretaria de Saúde é não se expor à fumaça e ir para locais arejados. Em caso de tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais, o ideal é procurar atendimento médico. Cerca de 60 pessoas procuraram o Hospital ou a Unidade de Pronto Atendimento com os sintomas relacionados à inalação da fumaça. A Prefeitura de São Francisco do Sul decretou Situação de Emergência nesta quarta-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !