João Batista da Silva
Projeto para obra de contenção será elaborado. Moradora registrou em vídeo a queda da barreira
Reunião feita na tarde desta segunda (24) na Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente) com os moradores atingidos por um deslizamento ocorrido na última sexta-feira no bairro Saguaçu discutiu um plano de ação para recuperar os terrenos afetados e minimizar os riscos de novos desmoronamentos até a construção definitiva de um muro de contenção. No local, na rua Carlos Koepp, quatro casas foram atingidas, das quais três foram interditadas, deixando as famílias desabrigadas, e uma quarta sofreu interdição parcial, em função do risco de queda de um muro.
Segundo a Defesa Civil, a terraplanagem da encosta do terreno foi feita de forma irregular
Como medidas emergenciais, ficou acertado a cobertura da encosta por lona para evitar mais encharcamento do terreno, a limpeza da área dos materiais que caíram, a colocação de tapume no entorno e a elaboração de um estudo preliminar para obra de contenção. O projeto prévio será feito um engenheiro especialista e deve ser apresentado em nova reunião na quinta-feira (27). Se aprovado pelos moradores, o documento será encaminhado pela Fundema à Seinfra (Secretaria de Infraestrutura), responsável em autorizar a execução do serviço.
Além dos moradores e representantes da Fundema e Defesa Civil, o encontrou contou com a presença do proprietário do terreno onde, de acordo com a Defesa Civil, foi feito a terraplenagem irregular da encosta. A obra foi notificada e embargada pela Fundema no início do mês por não ter um projeto de contenção de acordo com o tipo de terraplenagem que estava sendo feito. A escavação não respeitou a margem de seis metros de recuo até o muro da propriedade acima. O problema fragilizou a estrutura que, com o agravante da chuva, cedeu na sexta-feira. Parte do terreno e a piscina do morador foram abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !