terça-feira, 21 de junho de 2016

EMBRIAGUEZ AO VOLANTE AUMENTA EM PORTO VELHO


Fazendo referência à matéria do Diário da Amazônia em que apresenta os seguintes dados: 

"Segundo dados da mais recente pesquisa do Ministério da Saúde, o percentual de adultos que admitem beber e conduzir veículo motorizado na capital rondoniense teve alta de 0,9% nos últimos três anos.

No ano passado, 8,5% da população da cidade declararam que dirigiam após o consumo de qualquer quantidade de álcool, contra os 8,4%, resultado da pesquisa referente a 2012. Os homens (15,2%) continuam assumindo mais a infração do que as mulheres (1,4%).

Porto Velho segue com média de pessoas que misturam álcool e direção acima da média nacional. No conjunto das 27 capitais estudadas, 5,5% dos indivíduos referiram conduzir veículo após o consumo de bebida alcoólica, contra os 7% de 2012 – uma queda nacional de 21,5% em três anos.

A pesquisa também constatou que em Porto Velho, a proporção nacional é maior entre homens (9,8%) do que entre mulheres (1,8%). Apesar disso, desde o endurecimento da lei menos homens têm assumido os riscos da mistura álcool/direção na média das 27 capitais pesquisadas: a redução foi de 22,2%, entre 2012 e 2015, na população masculina. "

Por hoje, somente uma reflexão: 

- Por que será que aumentou o índice de embriaguez ao voltante da cidade de Porto Velho ? 

- Qual a frequência em que a Lei é fiscalizada na cidade ? 

- Os órgãos de segurança pública possuem o efetivo necessário ao cumprimento da sua missão ? 

- Que recursos públicos foram destinados para a minimização do problema ?  Estão sendo empregados no fim a que se destinam ?

- Até que ponto este assunto é uma prioridade para as autoridades competentes ?

Enquanto estas perguntas não são respondidas, mortes e acidentes somam alguns dos problemas relacionados à embriaguez ao volante. Insensibilidade talvez ? De quem ? Por mais que estas respostas não pareçam tão lógicas para nós, o processo de sensibilização é necessário, tanto da população quanto das autoridades responsáveis. Você faria uma reordenação nas prioridades de políticas públicas de Porto Velho ? Que prioridades você mudaria ?

Enquanto isso, cidades como Fortaleza, Maceió, João Pessoa e Vitória conseguem diminuir seus índices em mais de 50% nos abusos com álcool na direção. É necessário aprender a aprender. E por que não copiar o que está dando certo ?  Enquanto houverem Leis que não sejam suficientemente fiscalizadas, os resultados serão apenas estes que vemos . . . E fiscalização se faz com mobilização, educação, campanhas de sensibilização, supervisão e coerção legal. 

Vamos em frente  ! ! !





quinta-feira, 16 de junho de 2016

[DISPUTA ENTRE FACÇÕES] - Operação prende quadrilha responsável por 7 homicídios





Uma ação deflagrada por policiais civis de diversas delegacias de Porto Velho resultou na prisão de dois suspeitos, Magno A.R (25), David A.S (19) e na apreensão de um adolescente de 15 anos, apontados como responsáveis pelos crimes de homicídios ocorridos no mês de maio na zona leste de Porto Velho.

[ACONTECEU NA ZONA LESTE] - Dupla é presa com revólver após roubar motocicleta






Segundo a policia os suspeitos tentaram atirar em uma guarnição, mas a ação da Polícia foi rápida e a dupla foi presa


Material encontrado de posse dos suspeitos
Foto: Emy Cunha

Uma ação de dois criminosos aconteceu no bairro Lagoa próximo da Avenida Rio de Janeiro quando a vítima saia de um supermercado. Edigar Antônio Medeiros Freitas, 31 anos e Afonso Henrique Pereira da Silva, 26 anos, surpreenderam um homem que estava em uma motocicleta e anunciaram o assalto.

[ROUBO DE GADO] - Polícia prende suspeito de envolvimento em furto de gado


Por Assessoria


Izael usou e assinou o nome falso Ezequiel, configurando o delito de falsa identidade. Ele também é investigado por homicídio qualificado.

Foto: Divulgação
Ontem (14), a Polícia Civil em Candeias do Jamari efetuou a prisão de Izael Pereira dos Santos (que também usa o nome Ezequiel Pereira dos Santos). O suspeito é investigado por envolvimento em crimes de furto de gado.

[MELHORAS POR AÍ ? ] - Lei do Desmonte pode diminuir roubo de carros em Rondônia





Mesmo em vigor há dois anos, ela ainda não é aplicada em Rondônia


Imagem: Reprodução
Uma queda de até 50% nos casos de roubos e furtos de automóveis em Rondônia. Este pode ser o resultado da aplicação da Lei do Desmonte no estado, segundo estimativa da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor). A projeção toma por base experiências bem-sucedidas na Argentina e em São Paulo para chegar ao percentual. A Lei federal 12.977/2014 regulariza a venda de peças usadas e prevê o cadastramento das oficinas de desmanche para comercialização de componentes. Mesmo em vigor há dois anos, ela ainda não é aplicada em Rondônia.

[SEGURANÇA PÚBLICA] - Resultados da segurança avaliados em Rondônia




Por Redação

Proposta do governo é acompanhar o cumprimento de metas periódicas

Governador reuniu ontem todos os secretários no Comando Geral da Polícia Militar
A partir de agora, a segurança pública do Estado de Rondônia terá uma agenda que será avaliada regularmente para que os resultados sejam conferidos. Esta foi a conclusão da reunião semanal do governador Confúcio Moura, realizada ontem, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Porto Velho.
                                   
Outro compromisso firmado entre os órgãos, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito (Detran-RO), além da Superintendência Estadual de Polícia Sobre Álcool e Drogas (Sepoad) é o compartilhamento de informações estratégicas para fins de prevenção e combate à criminalidade.
A reunião dos secretários com o governador acontece todas as segundas-feiras.

Os secretários fizeram explanações sobre o tema da reunião e as realizações de suas pastas. Ao final, o governador avaliou como positiva a participação de cada um e orientou a formação do grupo que fará reuniões regulares para fazer o acompanhamento do cumprimento das metas estabelecidas.


[BOMBA RELÓGIO] - Agentes penitenciários decidem manter greve, mesmo após determinação da Justiça





Os agentes penitenciários e sócio-educadores de Rondônia decidiram manter a greve no sistema prisional do Estado, mesmo após determinação judicial vedando a paralisação.

[COVARDIA] - Menina de 11 anos era estuprada pelo padrasto que a ameaçava




Por TBN NOTICIAS

Foto Ilustrativa
Por volta das 12 horas desta terça feira dia (14), 02 guarnições da Policia Militar da 4º Companhia de Policiamento Ostensivo de Buritis, por determinação da central se deslocaram até a linha Quarentinha KM 38, região do Rio Alto, zona rural de Buritis, onde segundo denúncias, havia uma menina de 11 anos, que há 02 anos vinha sendo violentada  pelo próprio padrasto, Nelson G.C de 38 anos.

[SEGURANÇA] - Muitos se perguntam: Por que não dá certo aqui ? (apenas uma reflexão)


Segurança, além de ser dever do Estado, é responsabilidade de todos. 

Mas será que todos se envolvem nisso ? Será que todos se comprometem com isso ? Qual tem sido a nossa parte neste processo ?

Antes de tudo, é necessário haver uma reeducação ou uma conscientização do papel de cada um. Pais que sejam presentes na educação dos seus filhos, famílias que sejam comprometidas com a educação e com os valores, um Estado que respalde as melhores condições para que este processo ocorra de forma fluida, ou que ainda, fomente iniciativas sócio educadoras e de valorização profissional, enfim, as melhores condições dependem de muitos vetores, mas não devem servir de motivos para a transferência das responsabilidades. Cada um deve assumir seu papel.  Contudo, precisamos entender também que nenhum sistema é ou será perfeito e que o compromisso de todos no processo se faz necessário.

Solução em Segurança Pública, conforme o próprio modelo que consta do Relatório de Boas Práticas do Observatório da Segurança Pública, no Manual do Ministério da Justiça, se faz com MULTIDISCIPLINARIDADE, que se caracteriza pelo Comprometimento de Diversos Outros Setores da Sociedade, na busca de um bem comum chamado "SEGURANÇA".


CONSCIÊNCIA: APENAS UM PENSAR OU UMA NECESSIDADE DE MUDAR ? Com esta "segurança", onde vamos parar ?

Por que tanta violência ? 
Por que tanto descaso ? 
Por que tanta insensibilidade ?
Para onde será que estamos caminhando ? De que lado acreditamos estar ? Do lado de quem sofre, do lado de quem ri ou do lado de quem está a chorar ? Não sei. Porém de uma coisa eu sei, que em breve, se o cuidado não cuidar, estaremos a amargar as consequências de uma sociedade que está a se abandonar . . .

quarta-feira, 15 de junho de 2016

[GREVE DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS] - Tribunal de Justiça analisa pedido que pode suspender greve de agentes penitenciários








O desembargador Walter Waltemberg, da 1ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia, deve decidir nesta quarta-feira se acata as argumentações do Estado para impedir o início da greve de agentes penitenciários e sócio-educadores, prevista para começar nesta quinta-feira. A categoria reclama a demora no envio do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCCR) para apreciação da Assembleia Legislação. A tramitação, no entanto, é o próprio argumento que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) utilizou no Judiciário para pedir a suspensão do movimento.

terça-feira, 14 de junho de 2016

[EXÉRCITO NO COMBATE AO CRIME NA REGIÃO DE FRONTEIRA] - Exército inicia Operação Ágata 11 na fronteira do Amazonas

Ação visa coibir crimes de fronteira, como extrativismo ilegal e tráfico. Operação ocorre em diversos pontos do país


[PRISÃO EM PORTO VELHO] - Doze foragidos são presos na capital







No último final de semana seis foragidos foram presos pela Polícia Militar em diferentes pontos da cidade durante abordagem de rotina. Junto com os capturados também foi apreendido um adolescente.

[IRRESPONSABILIDADE] - Motorista bêbado é condenado a 13 anos de cadeia por matar grávida








O Tribunal do Júri Popular da comarca de Ariquemes condenou a 13 anos de prisão em regime fechado réu acusado de atropelar e matar uma mulher grávida de sete meses. Os jurados decidiram que José Lucas Sales Silva não agiu com culpa, na modalidade imprudência, quando dirigia o carro em estado de embriaguez, com concentração alcoólica de 1,02 mg/L e ciente de que não possuía Carteira Nacional de Habilitação. O atropelamento causou os ferimentos que foram o motivo da morte da vítima Quesia Barbosa.

[ESTRANHO] - Ladrão é socorrido de helicóptero e vítima de ambulância




No último domingo (12), um homem de 19 anos identificado como João P.L praticou uma série de assaltos no distrito de Jaci-Paraná, distante cerca de 90 km de Porto Velho, onde atirou no rosto de uma das vítimas e foi linchado por um grupo de pessoas.

[ROUBO DE CELULARES] - Polícia procura criminoso que roubou R$ 100 mil em celulares







ASSISTA ESTE VÍDEO:
Criminoso é flagrado no momento do roubo 


O furto aconteceu na madrugada de domingo, em uma loja de celulares na Avenida Brasil, no 2º Distrito de Ji-Paraná.

[EMBOSCADA] - Foragidos são presos após arrastões na capital



Os irmãos Michel Cristian Cabral Pereira, 19 anos e Mario Edvaldo Mendes Pereira Junior, 21 anos, foram presos na noite deste domingo em Porto Velho, acusados de realizarem uma onda de assaltos na Zona Leste, usando um revólver calibre 32 municiado.

[VIOLÊNCIA] - Casal é socorrido após ser incendiado em via pública


Jair S.S. e Marlene O.S. foram socorridos ao hospital regional de Ariquemes após terem os seus corpos incendiados com gasolina. A tentativa de homicídio aconteceu na madrugada da sábado (11) na Rua da Beira no Setor 11, em Ariquemes.De acordo com informações da PM, o crime aconteceu por volta da uma hora da madrugada, a polícia foi acionada e encontraram os corpos do casal caído ao chão. Uma unidade de resgate do Samu foi acionada e socorreram as vítimas até o hospital em estado grave com queimaduras pelo corpo.

Ainda de acordo com a polícia, testemunhas relataram que escutaram um veículo saindo em alta velocidade e logo em seguida ouviram gritos de socorro.A polícia suspeita de que o autor do crime utilizou gasolina para queimar os corpos das vítimas. O caso foi registrado pela polícia como tentativa de homicídio.


segunda-feira, 13 de junho de 2016

[ATENTADO] - Dupla é atacada a tiros em via pública da capital (Na Zona Leste de Porto Velho - grifo do autor do Blog)





Felipe A. R. S de aproximadamente 40 anos e um homem ainda não identificado foram atacados a tiros na manhã desta segunda-feira (13), quando foram seguidos por suspeitos que estavam em um carro de cor preta.

[OPERAÇÃO ÁGATA] - Exército deflagra Operação Ágata 11





Um pouco dos Arquivos sobre a Operação Ágata na Amazônia, no Fantástico:
(vídeo introdutório à matéria, pelo Autor do Blog CIDADE SEGURA ON LINE)




Foto: EB
O Exército Brasileiro deflagrou na manhã desta segunda-feira (13) a Operação Ágata 11. O objetivo é se unir a outros órgãos de Segurança Pública, no combate ao crime, na região de fronteira, principalmente.

[MOTORISTA EMBRIAGADO] - Motorista embriagado atropela motociclista, foge e causa mais três acidentes






Um motorista embriagado - que não teve sua identidade revelada- foi preso pela Polícia Militar, após ter causado quatro acidentes de trânsito no final da noite desta sexta-feira em Porto Velho. 

[FEMINICÍDIO] - Réu é condenado a 19 anos de prisão por feminicídio

 
Walter da Costa Soares, foi condenado na última quinta-feira (09), a 19 anos de prisão em regime fechado pela prática do crime de homicídio qualificado (feminicídio), por ter matado Nair Aparecida dos Santos, por motivo fútil, contra mulher e por razões da condição de sexo feminino.

[GREVE DE AGENTES PENITENCIÁRIOS] - Agentes penitenciários anunciam greve por tempo indeterminado a partir da quinta-feira





11 Jun
O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon) anunciou neste sábado que deliberou na sexta-feira greve por tempo indeterminado a partir da próxima quinta-feira.

O principal motivo, segundo informa o Singeperon, é a não aprovação da minuta do Plano de Carreiras, Cargos e Remunerações (PCCR) entregue pela Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). O documento ainda deverá ser analisada pelas Secretarias de Finanças, Planejamento, Orçamento e Gestão e Procuradoria Geral do Estado, antes de ser enviado à Assembleia Legislativa. Segundo o secretário Marcos Rocha, o Estatuto deverá também ser enviado juntamente com o PCCR.

O advogado do Singeperon, Cristiano Soares, ainda explicou os pontos que seriam “pegadinhas” contra os servidores e que os prejudicariam, especialmente, com perdas salariais.

Ainda de acordo com o sindicato, a minuta não contempla aumento salarial, mas define uma nova forma de progressão para todos os servidores. No caso dos agentes penitenciários, a proposta apresenta quatro classes: Agente de Segurança Penitenciária, Comissário Penitenciário, Inspetor Penitenciário e Supervisor Penitenciário. Na proposta apresentada pela categoria, o aumento salarial seria escalonado, para não impactar o erário.

Após a aprovação da greve, ficou decidido que os órgãos do Governo do Estado serão comunicados da paralisação por tempo indeterminado na segunda-feira (13), cumprindo o prazo legal de 72 horas. Só então, nas primeiras horas da quinta-feira (16), o movimento paredista terá início em todos os presídios e unidades de internação de Rondônia.


[HOMICÍDIO] - Três são condenados por morte de mototaxista na capital





O crime ocorreu no dia 6 de maio de 2015, por volta das 22h30, em Porto Velho
Esposa mandou matar mototaxista com ajuda de cunhado e irmã em 2015
O crime ocorreu no dia 6 de maio de 2015, por volta das 22h30, em Porto Velho, quando Ailton dos Santos Aquilau foi assassinado por disparos de arma de fogo, conforme descrito no laudo do IML. 

[INCIDENTE] - SARGENTO BOMBEIRO É ELETROCUTADO EM INCÊNDIO NA CAPITAL




Um sargento do Corpo de Bombeiros do estado de Rondônia, identificado pelo nome Sgt. Siqueira, foi vítima de uma forte descarga elétrica no momento em que sua guarnição atendia acompanhava um incêndio ocorrido em uma escola no bairro São Francisco, zona Leste de Porto Velho.
O acidente aconteceu durante a noite desta sexta-feira (10), quando o vigilante da escola acionou o Corpo de Bombeiros para apagar o incêndio que destruiu duas salas de aula e ainda não teve a sua causa identificada pelas autoridades.
Testemunhas afirmaram que o bombeiro encostou em uma fiação clandestina na rede elétrica do poste que distribui energia para a escola, que havia sido desligada durante a ação dos bombeiros de combate ao fogo.
O sargento foi levado pelos seus colegas na viatura militar para o pronto socorro João Paulo II, onde deu entrada em estado grave e recebeu os atendimentos clínicos necessários. 

[SUSTO] - Agentes e PM evitam fuga em massa


Uma tentativa de fuga em massa no presídio "Pandinha” foi frustrada por agentes penitenciários e policiais militares neste sábado, em Porto Velho.

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma