sexta-feira, 17 de maio de 2013

SEGURANÇA DO TRABALHO - " Em um ano: acidente de trabalho causa 53 mortes em Joinville"

Gazeta


Trabalhadores de Joinville se envolveram no ano passado em 5.497 acidentes de trabalho, segundo dados do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), sendo 343 classificados como graves e 107 envolvendo crianças e adolescentes.
O número de óbitos também chama a atenção para o assunto: 53 trabalhadores morreram em Joinville devido a acidentes de trabalho do ano passado até março de 2013.
Os dados foram revelados durante a Semana da Segurança e Saúde no Trabalho, que o Cerest promoveu entre os dias 29 de abril e 3 de maio nas 55 Unidades Básicas de Saúde, em função da passagem do Dia do Trabalho em 1º de maio, como forma de sensibilizar a comunidade sobre a saúde e segurança nos ambientes e processos de trabalho.
“A meta é fazer a prevenção dos agravos ocupacionais, promoção da saúde e qualidade de vida”, explica Rúbia Kruger Pereira, fisioterapeuta do Cerest.
De acordo com ela, a estatística elevada se deve ao trabalho incessante de notificação dos acidentes pelas Unidades Sentinelas de Joinville, formadas por hospitais e pronto-atendimentos, já que anteriormente muitos acidentes de trabalho não chegavam ao conhecimento dos órgãos responsáveis.

Rúbia Pereira destaca que, diferentemente do que se imagina, o setor de construção civil não é o que lidera as estatísticas de acidentes de trabalho. Conforme o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), do Ministério da Saúde, os acidentes relacionados ao trabalho nos últimos anos atingiram mais os ramos metal mecânico, comércio e plástico. “O comércio normalmente figura entre os primeiros por gerar muitos acidentes por trabalho repetitivo, estresse, doenças ocupacionais e acidentes de trajeto”, relata a fisioterapeuta do Cerest.
Rúbia orienta que o paciente sempre deve relatar se o acidente estiver relacionado ao trabalho para que a ocorrência gere uma notificação. “O objetivo da notificação é identificar os locais dos acidentes, os ramos de atividades e os processos de trabalho que estão envolvidos. Após analisados os dados realizam-se ações para possíveis intervenções sobre as suas causas e determinantes, pois os acidentes de trabalho são evitáveis e previsíveis”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma