sexta-feira, 24 de maio de 2013

GOVERNADOR COLOMBO SOBRE OS ATENTADOS : "Queremos humanizar sem conceder, diz Colombo sobre presídios"

G1

Governador de SC comentou os atentados que ocorreram nesta semana.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, comentou os atentados contra a segurança pública e algumas questões relacionadas a cada região do estado, em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina desta sexta-feira (24) . Ele afirmou que as equipes de inteligência catarinenses estão integradas ao governo federal e que o problema da violência é em nível nacional e que estão fazendo mudanças no sistema prisional do estado "procurando humanizar sem conceder". Ele também comentou a situação de unidades prisionais no Oeste e em Blumenau, no Vale do Itajaí.
Sobre a onda de violência, o governador afirmou que foi desenvolvida "toda uma força-tarefa de concentração máxima para combater novamente essa onda de ataques". Segundo Colombo, a ordem dos atentados não está vindo do sistema prisional: "nós não temos de forma clara a identificação da coordenação. Ela não está partindo de dentro dos presídios, pelos levantamentos do serviço de inteligência tem nos apresentado, mas a gente está pronto, está com nossa força para fazer o enfrentamento".
Outra questão abordada foi a do próprio sistema prisional catarinense: "nós estamos começando a construir cinco novas unidades, avançando em termos de tecnologia e fazendo algumas mudanças profundas no sistema". Porém, afirmou ele, "ainda tem um problema de relacionamento que a gente está procurando humanizar sem conceder. Para isso, a gente precisa de tempo. Mas a gente vê que é um movimento organizado, que atua esporadicamente nesses episódios e que nós precisamos estar atentos e a força policial agindo para dar segurança aos catarinenses”.
Para o governador, o problema da violência ocorre em todo o país e ele está em constante contato com o ministro da Justiça. “Nós estamos usando todas as nossas equipes integradas totalmente com o governo federal, com o serviço de inteligência nacional. O ministro José Eduardo Cardozo, eu tenho falado a toda hora com ele, nós estamos trabalhando em conjunto. Não é um problema de Santa Catarina, aconteceu alguns dias atrás no Paraná, tem ocorrido sistematicamente em São Paulo, teve no Norte, no Nordeste, é atuação coordenada a nível nacional. Mas aqui já é a terceira vez e nós não podemos admitir isso", disse.
Presídios no Oeste e Vale do Itajaí

Respondendo a perguntas de cada região do estado, o governador falou sobre a situação de Chapecó, no Oeste, onde a obra do novo Presídio Regional foi entregue, mas os detentos ainda não foram transferidos para lá. "Houve uma decisão da Justiça exigindo algumas mudanças pela adequação da ala feminina. Será construído um novo presídio feminino ali ao lado daquele complexo. Então nós terminamos agora, as medidas eram obras civis e, a partir de agora, está liberado para ser ocupado e será feito paulatinamente. A questão da construção do presídio feminino deve começar dentro de 60, 90 dias", explicou Colombo.

Em relação ao Vale do Itajaí, ele afirmou que esteve em Blumenau na quinta (23) para tratar de obras para a nova unidade prisional da cidade. "Nós antecipamos a construção da nova unidade, de fato o presídio de Blumenau é o que está em piores condições de todos no estado e nós vamos construir imediatamente. Ontem (quinta, 23), junto com o prefeito Napolão Bernardes, nós identificamos o terreno, a nossa equipe técnica passou o dia de ontem, de hoje para conseguir as licenças ambientais, fazer todas as adequações, nós já temos os recursos", disse.

VÍDEO NO LINK: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/05/queremos-humanizar-sem-conceder-diz-colombo-sobre-presidios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO !

ACOMPANHE JOINVILLE AO VIVO !

Escolha o Idioma